terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Escola

                   
              Não faz muito meu estilo, mas acho que o fim de um ciclo tão importante merece alguma consideração, então vou escrever algumas coisas sobre a escola, um ciclo tão longo da vida. (Qualquer um pode estranhar mudanças, isso é direito de qualquer humano)
             A formatura de ontem (da qual não pude participar por motivos de força maior) me fez pensar que agora é definitivo, sem mais palhaçadas, sem mais colegas que você pode irritar, brincar, discutir e essas coisas.
            E parece que foi ontem que o garoto chorão entrou naquela classe do pré, conhecendo novos “coleguinhas”, como diria minha mãe, aprendendo a ver um novo mundo.
            Mesmo tendo como o objetivo maior ensinar matérias do progresso humano, a escola serviu pra muitas outras coisas, como conhecer gente nova, ser exposto a novas idéias, (aprender a beijar atrás da quadra), entre essas coisas.
            Nunca vou esquecer da grande turma que me fazia companhia toda manhã em minha escola primária, brincando, meninos e meninas rivais, uns contra os outros para ver que é melhor.
            Passamos tanto tempo na escola, que mal percebemos o quanto nós e nossos colegas vão mudando, desde pequenos até virar adolescentes. E pensar que nunca mais vou precisar dizer, “ A mãe, não tem nada importante amanhã, posso faltar?”, ou “Acho que to doente, não quero ir pra aula”, também não vou precisar fingir esquecer um trabalho como desculpa para não entregá-lo, tampouco bater a mão na cara por não ter estudado para uma prova.
            Acabando tudo isso também acaba a época em que a vida não precisava ser tão séria, em que todo dia se podia encontrar seus colegas e amigos, em que por piores os momentos que viesse, ainda serão melhores dos que virão, pois lá estávamos sobre a proteção dos outros, ainda sobre as asas dos pais.
            E agora? Agora é o mundo real, sério, sem tempo para palhaçadas, onde não existe “recuperação”, nem “repetência”, onde a vida não perdoa os que falham, onde apenas os melhores prosperam.
            Se resolvi tomar um espaço neste blog que tanto gosto, postando um texto diferente do que todos aqueles que postei antes, sem vestir uma fantasia em meus personagens ou poemas, sendo apenas eu mesmo, é porque queria arranjar um modo de dizer o quanto as experiências deste ciclo me marcaram.
            E para todos que fizeram parte desta parte da minha vida, entre colegas e professores, vale ressaltar que ainda não acabou, os colegas feitos ficam, todo o conhecimento adquirido também, e talvez um dia possamos todos nos reunir novamente, para em um mundo sério, sem tempo para a diversão e descontração da escola, agente possa reviver os velhos tempos.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário