segunda-feira, 11 de abril de 2011

Próprio Caminho

               Afonso era um garoto pobre, nasceu em uma pequena vila e desde cedo aprendeu a viver apenas com o necessário para sua existência.
               Marcelo porém nasceu em berço de ouro, e sua vida foi cercada de mimos e bens dispensáveis de todos os lados.
                Afonso batalhou muito e conseguiu ganhar uma bolsa na faculdade de Direito que tanto queria, já Marcelo pagava com desdem sua faculdade de Educação Física. O primeiro valorizava cada segundo de seu tempo na escola, enquanto o segundo não estava nem se importando com seu futuro.
                 Em uma festa o destino dos dois se cruzou, Marcelo mal olhou para Afonso, pois se sentia superior, mesmo assim não deixou de trocar algumas palavras com ele só para cumprir seu dever social.
                  Afonso não tinha tantos amigos, mas os poucos que tinham valiam a pena, também não tinha muitas garotas que se interessavam por ele, porém arranjou uma boa garota que virou sua namorada. Marcelo tinha muitos colegas, mas nenhum deles o compreendia, vivia "ficando" com garotas das quais ele nem sequer lembrava o nome.
                   Os anos passaram, e os dois nunca mais se encontrariam depois de terminar a faculdade. Afonso progrediu na vida, virou advogado, depois juiz e depois desembargador. Deus o lhe deu um presente e aliado com seus esforço ele conseguiu chegar onde queria.
                    Marcelo virou personal trainer, mas se sentia cada vez mais solitário, via todos, que um dia ele se  julgou superior, com suas famílias formadas e razoavelmente felizes. E ele com seu salário médio e sozinho.
                    Porém a roda viva do mundo dá muitas voltas, Afonso começou a deixar que o poder lhe subisse a cabeça, passou a tratar mau sua mulher e filhos, pisar nos que vieram do mesmo lugar que ele e esquecer que um dia ele precisou de seu suor para estudar.
                     Marcelo se arrependeu de como tratava as pessoas, achou um homem que o ensinou a trilhar um caminho melhor. Ele passou da classe média para a classe pobre, mas estava feliz, formou uma academia em uma comunidade pobre e com muito esforço passou a ensinar esporte para as crianças carentes. Depois de um tempo arranjou uma mulher com quem se casou e teve um filho.
                      O fio da vida de ambos chegou ao fim. Era hora de prestar contas para um juiz divino.
                       "Que venha você primeiro" - falou a voz para Marcelo
                        "Você, cresceu sem conhecer valores, ganhou tudo que queria e quando queria, foi mimado, arrogante e passou por cima de tudo e de todos, deverias ganhar um bom lugar no lago dos suplícios. Porém, você se arrependeu, cumpriu sua obrigação, se redimiu salvando crianças do mundo, e fez a melhor coisa que um homem pode fazer, reescreveu a própria história corrigindo os erros. Você está pronto para a próxima fase, não te falarei o que te espera, apenas siga em frente."
                           Marcelo subiu por uma escada luminosa.
                           "Sua vez!" - falou o juiz pra Afonso - "Vai para o lago dos suplícios"
                            "Como? Isso é uma injustiça, você deixa passar alguém que teve tudo pronto na vida, e eu que sempre precisei dar o máximo de mim para chegar onde cheguei não posso seguir? Não é nada justo!" - Afonso entrava em desespero com misto de raiva.
                              "OLHA COMO FALA COMIGO! NÃO SOU SEU AMIGO!" - falou o juiz exaltado - "Você era a maior aposta dos céus, recebeu um dom de Deus e o aliou ao seus esforços para mudar de vida. Conseguiu, criou suas bençãos, porém quando as atingiu esqueceu de tudo que passou, virou um homem frio e sem coração, sem respeito por nada que representa a vida, e por muitas vezes passou por cima de outros para conseguir seus desejos. Diferente de Marcelo, você reescreveu sua história de uma maneira errônea"
                             "Piedade por favor" - falou Afonso com ar de arrependimento
                              Depois de muito pensar o juiz falou - "Certo, diferente do que pregam em sua Terra natal, nosso Criador não é um ser injusto, deixarei que você volte para sua morada, ouça bem, terá poucos anos para recuperar tudo que perdeu, vais lembrar disto como um sonho, mas mesmo assim vai lembrar. E não esqueça, você cria suas bençãos, quando você tem vontade os céus de auxiliam, e ninguém além de você pode escolher seu caminho. Bendito seja o homem que consegue mudar sua história"
                                  Afonso teve sua segunda chance, e agora tenta deixar um legado bom em sua terra. Assim como pra ele tem tempo, o mesmo serve para cada um de nós, ainda há tempo para deixar um bom legado na Terra, pois nosso caminho está em nossas próprias mãos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário